POLÍCIA FEDERAL
ORGULHO NACIONAL


PF prende três “coiotes” por trazer haitianos ilegalmente para o Estado

Ação foi deflagrada nesta sexta-feira (9) em Corumbá depois que a polícia encontrou 35 estrangeiros ilegais alojados no município

09/02/2018

PF prende três “coiotes” por trazer haitianos ilegalmente para o Estado

A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (8) pelo menos três pessoas suspeitas de promovem a imigração ilegal em troca de dinheiro utilizando como meio de entrada no país a cidade de Corumbá – a 419 quilômetros de Campo Grande.

A ação foi batizada como “Operação Koyote” e teve início depois que a polícia encontrou 35 haitianos alojados no município em situação irregular.

Após realizar os trâmites imigratórios, foi apurado que uma organização criminosa era responsável pela ação. Conforme PF, os suspeitos cobram de 800 a 1.000 dólares por pessoa para trazer os imigrantes a Corumbá pelo Chile e Bolívia.

Os três suspeitos – que não tiveram a identidade revelada pela polícia – são apontados pela polícia como integrantes desta organização. Para prendê-los, o delegado federal responsável obteve três mandados de prisão preventiva.

O trio e outros membros da organização poderão ser indiciados por associação criminosa e promoção de imigração ilegal.

O nome da operação é uma referência a atividade dos criminosos, popularmente conhecidos como “coiotes”, sendo que no idioma crioulo, falado predominantemente no Haiti, o vernáculo é escrito “Koyote”.

O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais