Chega ao fim a 14ª edição do Conapef »
O 14º Congresso Nacional dos Policiais Federais ficará marcado na história do movimento sindical pela intensa participação dos policiais. Durante os três dias de debates, paineis e oficinas os representantes da categoria formularam propostas para a carreira policial, sindicalismo e política. No final da tarde desta quinta-feira, 16, um plenário lotado votou os textos que agora são diretrizes a serem seguidas pela Fenapef e pelos sindicatos.
Foram três dias de trabalho intenso. Depois de uma abertura solene com a presença da senadora e candidata à presidência, Marina Silva, os policiais federais iniciaram a fase de painéis e debates. Aposentadoria, lei orgânica, carreira, ciclo completo de polícia, inquérito, fronteiras foram temas que mobilizaram os representantes sindicais.
“Conseguimos nos concentrar em temas importantes para a categoria e formular propostas que agora temos a missão de levar adiante”, diz o diretor de Relações do Trabalho da Fenapef e vice-presidente do Sindicato dos Policiais Federais em São Paulo, Francisco Sabino.
Uma dessas propostas votadas pelos policiais é a criação do cargo de Oficial de Polícia Federal. A proposta foi alvo de um painel na quarta-feira e discutida nas oficinas na manhã de quinta. Levada ao plenário foi aprovada por unanimidade pelas entidades.
Na avaliação do presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Marcos Wink, o Conapef superou as expectativas. “Tivemos um plenário cheio, com intensa participação e diversas novas lideranças da categoria”, avaliou o presidente.
Wink frisou ainda que as propostas debatidas e votadas no Congresso serão apresentadas aos policiais pelos representantes sindicais nos estados. “Aprovamos vários pontos que, por questões estratégicas, serão apresentados diretamente aos policiais pelos seus representantes estaduais”.
Fonte: Agência Fenapef
Últimas Notícias
O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais